sábado, 9 de junho de 2007

bouquet garni e herbes de provence

bouquet garni

Adoro fazer bouquets garni, não sei bem porque, mas fico feliz em tentar deixá-los cada vez mais bonitos e perfeitos. Pelo que eu já li não há uma regra sobre quais ervas usar, depende do que vai ser cozido. Normalmente faço eles com uma folha de louro, uma folha verde de alho-poró, um talo de salsão e raminhos de tomilho. Mas também já fiz bouquets garni que levaram além destas ervas que eu citei, salsa, ou alecrim ou ainda estragão. É mais ou menos como as ervas da Provença, não há uma regra para a combinação das ervas. As ervas mais importantes da Provença são, tomilho, sálvia, alecrim, manjericão, segurelha, estragão, funcho, manjerona, orégano e louro.
A combinação de ervas chamada "herbes de provence" geralmente leva 3 ou 4 ervas e são compostas conforme o gosto do produtor. Há algum tempo minha mãe comprou um potinho de ervas da provença secas, da Fauchon, não me lembro exatamente que ervas eram usadas, mas me lembro que além de ervas também haviam flores de lavanda, também tão comuns na Provença.
Bom, o motivo deu escrever este post é dizer que eu adoro usar ervas, ervas aromáticas quase todas podem ser usadas sem medo quando você cozinha, tente colocar um bouquet garni num cozido, caldo ou sopa que você esteja fazendo e vai ver como faz toda diferença.

Nenhum comentário: