sábado, 16 de junho de 2007

massa fresca

massa pronta

Conheço duas formas básicas de fazer massa fresca, a mais comum e que eu mais uso é simples, basta adicionar um ovo para cada 100 g de farinha de trigo. Espalhar a farinha em um plano de trabalho, fazer uma cova no centro, adicionar os ovos e sovar até que a pasta fique homogênea e elástica, pode usar a batedeira elétrica para sovar, com o gancho de massa, mas eu prefiro fazer manualmente. Depois de sovar, moldar uma bola e deixar descansar por 30 minutos, para então abri-la no cilindro. Abrir a massa não é difícil, comece com a regulagem mais grossa, vá dobrando e polvilhando farinha se necessário, reduzindo a regulagem do cilindro para que a massa fique cada vez mais fina, até a grossura desejada, então cortar.
Há também a massa especial, com mais gemas, a proporção é, para cada 500 g de farinha de trigo adicionar um ovo inteiro e mais 8 gemas(pode fazer a pavlova do post anterior com as claras que sobrarem). Depois seguir o mesmo procedimento da outra receita.
A massa da foto eu fiz com farinha de trigo integral, usei um ovo para cada 100g de farinha e substituí ¼ da farinha de trigo comum por farinha de trigo integral.
Independente da receita usada, é muito gostoso fazer massa caseira, é um tanto trabalhoso, mas não é difícil. Todo trabalho é recompensado pelo sabor, que na minha opinião é melhor que qualquer massa industrializada.

13 comentários:

Anônimo disse...

Olá! Gostei muito das receitas e da diagramação do seu blog. Posso colocar como link no meu blog?
Grata,
Nina.

http://gourmandisebrasil.blogspot.com/

Cláudia A. disse...

Já faz tempo que estou ensaiando para comprar um cilindro e fazer massa em casa. O seu post me encorajou. Já coloquei o link do Panelas de Cobre lá no Comfort Food. Até.

Unknown disse...

nunca me atrevi a fazer massa em casa. sempre pensei que desse muito trabalho e que fosse muito cansativo, mas assim, lendo o post parece tão fácil...
:)

Fer Guimaraes Rosa disse...

minha mae faz exatamente assim, receita da minha avo italiana. realmente a massa feita em casa eh incomparavel. eu cresci comendo massa assim, feita pela minha mae e tias. hoje ate tenho uma maquina, mas nunca arrisquei... quem esta continuando a tradicao da familia eh o meu irmao.. :-)

Anônimo disse...

Nossa Daniel, seu blog é realmente de extremo bom gosto e com muito conceito.

Gilson Mesquita

Lucasof disse...

Uma pausa no inferno da Bienal para ler seu blog. Acalmou os ânimos, mas aumentou a fome.
Rs

Manu disse...

Amei seu blog!!!!!!!!!

Que liiindo, as fotos são demais, as que levam tomates, então... bacanérrimas!!!

Já te adicionei no meu blog, viu?

Um abraço,

Manú.

Dona Juju disse...

Olá! Muito boa essa massa mesmo! Adorei seu blog!!! Tanto que coloquei o link no meu. :) Bjs!

Anônimo disse...

eu também tive vontade de me atrever a fazer...

daniel, eu tenho um blog, e uma vez algumas pessoas colocaram que seria legal interagir.
legal se vc respondesse aqui mesmo nos comentários e trocassemos idéias!

bjus e mais uma vez parabéns pelo blog :)

Anônimo disse...

ah visitei o blog de alguns que postaram aqui e amei!!!
dona juju, adoro madioquinha :)
na minha terra se chama batata barôa.
outro dia meu irmão fez um "nhoqui de mandioquinha, ficou uma maravilha!!!

Anônimo disse...

Daniel, você pode adicionar sal a sua receita de massa(uma colher de café por 100g de farinha) dque dá mais brilho Um fiozinho de azeite extra virgem também ajuda!
Outra coisa fácil e que dá um toque especial é adicionar espinafre (cozinhe as folhas, esprema bem, deixe esfriar, pique muito bem e misture à massa). Se picar mais graúdo a massa fica com aparência mais rústica, se for mais miúdo e mais sovada a amssa fica verde claro. Se você fizer um prato de talharini metade comum e metade verde, terá o famoso Paglia e Feno do italianos.
Parabéns pelo blog!

Anônimo disse...

ler todo o blog, muito bom

Anônimo disse...

[B]NZBsRus.com[/B]
Escape Laggin Downloads Using NZB Files You Can Rapidly Search High Quality Movies, PC Games, MP3 Singles, Software & Download Them @ Alarming Rates

[URL=http://www.nzbsrus.com][B]Newsgroup Search[/B][/URL]