quinta-feira, 28 de junho de 2007

pappardelle com aspargos e limão siciliano

limões

Não é muito fácil encontrar pappardelle fresco nos mercados, ou pelo menos eu não me lembro de já ter encontrado. Penso que o melhor seja fazer em casa, o que é ainda melhor que comprar pronto, usando aquela mesma receita do tópico de massa fresca, só que depois de passar a massa pelo cilíndro se corta a massa com uma faca, deixando bem larga.
Esta receita é de um livro que gosto bastante, "Limão Siciliano, história, uso e receitas", do Charlô. Usando massa fresca o preparo é bem rápido, mas é claro, pode ser feito com outras massas.

Pappardelle com aspargos e limão siciliano

4 aspargos frescos
250g de pappardelle
1/4 de xícara de suco de limão siciliano
2 colheres de sopa de vinho branco
1/2 colher de chá de sal
1 xícara de creme de leite grosso
2 colheres de sopa de raspas de casca de limão siciliano
2 colheres de sopa de salsa picada (usei ciboulette)


Tire o fim dos talos dos aspargos e corte na diagonal em 3 pedaços. Cozinhe em água salgada por mais ou menos 2 a 3 minutos (devem ficar firmes, mas não duros). Retire da panela, passe em água fria e deixe escorrer. Coloque a massa para cozinhar em água e sal. Enquanto isso, misture o suco de limão e o vinho numa panela e deixe reduzir para 2 ou 3 colheres. Acrescente o sal e o creme de leite e deixe reduzir mais um pouco. Tire do fogo e adicione metade das raspas de limão. Estando a massa cozida, misture o creme de limão, os aspargos, a salsa e o resto das raspas.

Pappardelle fresco

P.S. Usei somente as pontas dos aspargos mais por questão estética, fazendo isso pode se usar o talo para o preparo de outras coisas, creme de aspargo por exemplo.

3 comentários:

Agdah disse...

Engraçado, planejei fazer hoje um risoto cítrico com aspargos. Gostei da sua receita.

Gourmandisebrasil disse...

Outro dia comi um prato parecido com este, mas era com limão rosa (cravo).

Lara Wexell disse...

Voce precisa por um aplicativo atraves do qual possamos marcar as nossas receitas favoritas!!! =)