segunda-feira, 11 de junho de 2007

tarte tatin

tarte tatin
Esta torta criada pelas irmãs Tatin, dizem ter sido inventada graças a um descuido. Ao ver que haviam esquecido de colocar a massa no fundo da torta, a inverteram e serviram assim mesmo, ainda quente.
Já testei 3 receitas desta torta. Esta foi que eu mais gostei, é do livro de cozinha da Le Creuset, fica uma delícia servida ainda morna, com uma bola de sorvete de creme ou então com creme batido com um pouco de açúcar. Você pode usar a mesma receita substituindo as maçãs por pêras, ou até mesmo outras frutas. Eis a receita:

Tarte Tatin(se pronuncia tatan)

1,2 kg de maçãs
80 g de manteiga à temperatura ambiente
175 de farinha de trigo
1 gema de ovo
25 g de açúcar de confeiteiro
200 g de açúcar em pó

Peneirar a farinha sobre um plano de trabalho, adicionar a manteiga e incorporá-la trabalhando com as pontas dos dedos para obter uma mistura de aspecto arenoso.
Fazer uma abertura no centro da massa, colocar uma pitada de sal, 1 colher de sopa de água, açúcar de confeiteiro e uma gema de ovo. Dissolver o sal na massa com as pontas dos dedos e em seguida misturar rapidamente todos os ingredientes, trabalhando pouco a massa. Formar uma bola e deixar descansar 1 hora na geladeira.
Tirar o centro das maçãs com a ajuda de um extrator de polpa de maçã, Descascar e dividi-las ao meio.
Despejar o açúcar em pó em uma fôrma para tarte tatin ou frigideira com cabo metálico e 25 cm de diâmetro. Cobrir com água e deixar derreter o açúcar em fogo brando, em seguida ferver e deixar cozinhar até formar um caramelo dourado. Retirar do fogo e deixar esfriar.
Aquecer o forno a 170°C.
Quando o caramelo estiver condensado, dispor as meia-maçãs bem juntas na fôrma, com o lado arredondado para baixo. Cobrir com papel alumínio e levar ao forno.
Quando as frutas estiverem macias e coradas, retirar a fôrma do forno e deixar esfriar.
Aumentar a temperatura do forno a 200°C. Abrir a massa com um rolo de massa e cortar um círculo de 25 cm de diâmetro. Cobrir as maçãs com a massa e furá-la com uma faca. Voltar a fôrma ao forno e cozinhar durante 15 minutos ou até a massa corar.
Deixar amornar durante 10 minutos e em seguida desenformar a torta em um prato.
Se antes de desenformar, a torta estiver completamente fria, aquecer a fôrma em fogo alto por alguns minutos.

Nenhum comentário: