sábado, 14 de julho de 2007

almoço de sábado

almoço

Hoje acordei bem humorado, como tinha fermento biológico fresco, resolvi usá-lo, a validade dele não é muito longa, quase sempre uso no máximo dois tabletes e o resto estraga. Fiz a única receita de pão feito em casa que acho que fica realmente gostosa, focaccia de alecrim. Há alguns pães recheados e pães doces que também são bons, mas sem recheio e salgado é o único que fiz e realmente gostei. Para o almoço também fiz peito de frango assado(cortado em tiras e temperados com sumo de limão siciliano, alho, mostarda de Dijon, sal e pimenta, um pouco de azeite também), ervilha-torta refogada e tomates assados, meio secos, ficam muito gostosos assim, assados com alecrim... Eis a receita da focaccia, que está no canto superior esquerdo da foto acima.

Focaccia de alecrim

400 g de farinha
250 ml leite
15 g de fermento biológico fresco
4 colheres de sopa de azeite e mais um pouco para pincelar sobre a massa
1 colher de café de açúcar
ramos de alecrim
1 colher de café de de sal fino
sal grosso para salpicar


Dissolva o fermento no leite morno (não muito quente, senão pode matar o fermento), junte o açúcar e a farinha aos poucos. Sove a massa por uns 20 minutos, deve resultar em uma massa macia e lisa. Junte o azeite, as folhas de alecrim e o sal fino à massa e sove até ficar homogêneo. Unte uma assadeira retangular e espalhe a massa por toda a superfície. Aperte a superfície da massa com a ponta dos dedos, para formar depressões na massa, pincele a massa com azeite, salpique sal grosso e deixe repousar por 1 hora. Asse em forno pré-aquecido à 220°C. por cerca de 30 minutos.

5 comentários:

Luciana Bonino disse...

Oi Daniel,
Estou adorando seu blog!
As fotos são incríveis! Parabéns!
Luciana

Gourmandisebrasil disse...

Adoro focaccia, é um pão simples que pode ser servido a qualquer hora do dia. A minha irmã chama de aquele pão com furinhos e ervas. bjo, Nina.

Daniel disse...

Hehehe, uma amiga da minha irmã sempre que vem aqui em casa pergunta se eu fiz "aquele pão gostoso de alecrim".

Cláudia A. disse...

Eu também adoro focaccia mas nunca fiz Com a receita ficou bem mais fácil.

Beatriz Belliard disse...

coisa boa uma foccacia feita em casa ! hmmmm