quarta-feira, 18 de julho de 2007

berinjelas

Berinjela

Ando tão preguiçoso com estes dias frios, desde domingo quero publicar a receita da lasanha de berinjela que fiz no almoço de domingo, e até hoje não o fiz. Já é a terceira vez que faço essa receita, adoro berinjelas e esta lasanha é perfeita. É de um livro que gosto bastante, sabores da Toscana, da editora Könemann. Podem aproveitar a receita do bechamel também para outros preparos, é sempre esta receita que eu sigo, digo que é a receita do anticristo, 666, não há como errar, 600ml de leite, 60 g de farinha e 60 g de manteiga. Eis a receita:

antes de ir ao forno

Lasanha de berinjela

250 g de massa fresca de ovos (aquela mesma receita que já publiquei, 1 ovo para cada 100 g de farinha, se quiser pode comprar a massa pronta)
azeite
2 xícaras de berinjela grelhada picada
queijo parmesão ralado

para o bechamel:
600 ml de leite
60 g manteiga sem sal
60 g de farinha de trigo
sal
pimenta branca
noz-moscada ralada na hora

para o molho de alho:
5 dentes de alho com casca
água fria
2 xícaras de creme de leite fresco (o pessoal que mora no sul pode usar nata, que também é um creme de leite, só que com teor de gordura maior)
sal
pimenta branca
1 xícara de salsa de folha lisa fresca, picada grosseiramente


Faça a massa seguindo as instruções, depois da massa ter descansado corte em 4 folhas que caibam numa travessa de 6 cm de profundidade, oblonga ou oval (com cerca de 28 X 20 cm).
Para o molho bechamel, aqueça o leite até levantar fervura e reserve. Derreta a manteiga noutra panela e junte a farinha. Cozinhe, mexendo, em fogo médio até obter uma pasta homogênea e dourada. Junte gradualmente o leite quente até que o molho engrosse e fique muito suave. Continue a mexer até que o molho ferva e depois coloque a panela sobre o fogo muito baixo e cozinhe mais 5 minutos. Tempere a gosto com sal, pimenta branca e noz-moscada.
Para o creme de alho, coloque o alho numa panela pequena e cubra com água fria. Leve a ferver lentamente e depois jogo fora a água. Repita duas vezes para retirar o amargo do alho, depois tire a casca dos dentes de alho. Leve a ferver lentamente o alho e o creme de leite fresco na panela lavada, depois retire a panela do fogo. Verifique se o alho está bastante mole, se não, cozinhe com o creme de leite por mais 5 minutos. Bata a mistura no liquidificador até obter um molho homogêneo, depois junte a salsa e prove o tempero.
Pré aqueça o forno a 180° C. Unte a travessa refratária e forre com uma folha de massa. Cubra Massa com um quarto do molho bechamel, depois com um terço da berinjela e finalmente com um um terço do molho de alho. Repita as camadas com o resto de massa, dos molhos e da berinjela, terminando com uma camada de bechamel. Salpique por cima com o Parmesão e com azeite. Asse até que borbulhe e fique dourado, cerca de 30 minutos. Deixe a lasanha descansar durante 20-30 minutos antes de cortar.

lasanha de berinjela

nota: Neste domingo não tinha creme de leite fresco, então segui uma dica do livro mesmo e usei em vez do molho de alho molho de tomates frescos, ficou tão bom quanto a outra versão. A lasanha da foto não é a deste domingo, é uma mais antiga que eu fiz seguindo a receita.

5 comentários:

Gourmandisebrasil disse...

Um prato quentinho e gostoso para dar um pouco de alegria neste dia de luto. bjo, Nina.

Sylvia disse...

Adoro lazanha de beringela,vou tentar a sua receita

Luciana Bonino disse...

Vou experimentar sábado! Adorei a receita e estava mesmo querendo alguma coisa diferente pra fazer usando massa fresca.
Um bom dia pra voce!

Agdah disse...

Legal.

Beatriz Belliard disse...

tai um prato que eu adoro e nunca fiz ! vou anotar esta receita pq esta foto me deu agua na boca.