domingo, 5 de agosto de 2007

livros

livros

Adoro livros, principalmente aqueles sobre culinária. Certa vez me perguntaram qual os 10 livros sobre culinária que eu mais gostava... Responder não é uma tarefa fácil, mas vou listar 10 livros que eu gosto e uso bastante.

Le Cordon Bleu - Todas as técnicas culinárias
Tenho um conhecido que é chef, ele sempre critica este livro dizendo que é ultrapassado, e que o livro da CIA (que eu não tenho) era melhor... Independente disto, acho um ótimo livro, já matei várias dúvidas nele e sempre que preciso o consulto.

O livro essencial das sobremesas
Está esgotado na maioria das livrarias, é um livro que eu adoro, talvez o livro que eu mais tenha testado receitas. A receita da tart au citron é deste livro.

Culinária Itália
Os livros da editora Könemann são lindos, este não é diferente, enorme e pesado, além de receitas de várias regiões da Itália também fala sobre costumes regionais, produção agrícola e várias outras curiosidades.

Especialidades francesas
Igualmente grande e pesado, fala sobre a culinária francesa de diversas regiões, muitas receitas, fotos e curiosidades.

Cozinhando para amigos
Gosto bastante desde livro, já comprei dois, um pra mim e um para uma amiga, em um amigo secreto que participei há algum tempo. Já publiquei algumas receitas dele aqui no blog.

O essencial da cozinha
Não tem exatamente receitas, mas tem várias técnicas bem úteis, já o usei bastante... Mas claro, tem algumas bolas fora, como o passo a passo do risotto, que começa falando para lavar o arroz...
Larousse das sobremesas
Centenas de receitas de sobremesas, não há como eu não gostar.

Larousse do chocolate
Ganhei da minha irmã no final do ano passado, achei bem legal, descreve desde a história do chocolate, a como trabalhar o chocolate.. Tem receitas muito boas, inclusive algumas de pratos salgados(e com chocolate).

Limão siciliano
Gosto de quase todas as receitas deste livro, todas elas com limões, algumas delas também já foram publicadas aqui.

Sabores da Toscana
Outro livro com receitas (e fotos) timas, aquela lasanha de berinjela é dele!

Cozinha tradicional portuguesa
Um monte de receitas portuguesas. Namoro faz tempo uma das receitas com bacalhau deste livro, quando eu testar prometo publicar aqui.

7 comentários:

Gourmandisebrasil disse...

Oi Daniel, os livros da Konneman foram reeditados (não lembro por qual editora) e o Essencial das Sobremesas está à venda na Fnac por R$49,90. Não é mais com cpa dura, mas o conteúdo é o mesmo.
bjo, Nina.

Luciana Bonino disse...

Oi Daniel, tb sou louca por livros, especialmente os de culinária. Pena que não pude trazer toda a minha biblioteca quando me mudei, mas os mais queridos vieram comigo. Entretanto a coleção aqui também já está aumentando! Dos que voce citou, eu amo o do Cordon Bleu, e tenho tb o de Especialidades Francesas (e o da Espanha tb, ambos em versão traduzida para italiano)e o de Técnicas culinárias. Adoro todos. Os próximos da lista são os de culinária Italiana e Grega da Könnemam, mas desta vez em holandês!

Marizé disse...

Parabens pela biblioteca, e principalmente pelo livro de cozinha tradicional portuguesa.

Anônimo disse...

Larousse do chocolate? :( nossa isso deve ser uma maravilha! :)

Fábio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fábio disse...

Olá Daniel. Parabéns pelo teu blog. Já aprendi algumas receitas por ele. Também gosto de livros de culinária e os que vc indicou são ótimos. Tomei a liberdade de recomendar o teu blog no meu ainda tímido e no início. Tentando ainda me acostumar com as ferramentas. Se quise visitá-lo seja bem vindo.
Um abraço. Fábio
http://saporedimelograno.blogspot.com/

Uxka disse...

Olá Daniel,
Comecei à procura de "como fazer uma horta de ervas em casa" e vim parar ao seu sítio, em boa hora.
Agora uma dúvida: no seu multiply tem uma sopa de tomate que parece divina...mas o que é brodo!? Explica por favor...