domingo, 4 de novembro de 2007

beterrabas assadas e espinafre com alho, limão e pinoles

beterraba, espinafre e medalhão

Quando era pequeno, não gostava de beterrabas, me lembro que minha avó Marietta as fazia como salada, cozidas e com rodelas de cebola, que ficavam tingidas daquela cor púrpura, não me despertava em nada o apetite.
Há algum tempo aprendi a fazer beterrabas assadas e passei a adorar a beterraba! Muito fácil fazer, na hora de comprar, prefiro escolher aquelas beterrabas pequenas, comece lavando bem as beterrabas com uma escovinha, elas serão assadas assim, com a casca. Embrulhe as beterrabas em papel de alumínio com alguns raminhos de tomilho ou manjerona, uns dentes de alho e um pouco de vinagre balsâmico, leve ao forno até que elas fiquem macias, é um bom acompanhamento para carnes.

assando beterrabas

Espinafre com alho, limão e pinoles

2 dentes de alho, em fatias finas
½ xícara de azeite extra-virgem
6 mãos cheias de folhas pequenas de espinafre, sem os talos
gotas de sumo de limão ou laranja
pimena preta do moinho
2 colheres de sopa de pinoles torrados ou amêndoas em lascas

Salteie o alho em 2 colheres de sopa de azeite, depois junte os espinafres e cozinhe, levantando-os e mexendo-os até que murchem. Escorra bem os espinafres e coloque de novo na panela, junte algumas gotas de sumo de laranja ou de limão, o restante do azeite e um pouco de pimenta. Salpique com pinoles e sirva.

8 comentários:

Marizé disse...

Gostei de tudo, mas principalmente da forma de cozinhar as beterrabas.

Vou sem duvidas experimentar.

Beijocas

Silvia Arruda disse...

Eu não gosto de beterraba!! É um dos poucos legumes que não aprecio, aliás. Além de manchar tudo (hehe), acho que ela tem sabor de terra, apesar de nunca ter comido terra (haha)... mas se vc disse que, depois de comê-las assadas, passou a gostar, sabe que fiquei com vontade de provar tb?

Anônimo disse...

Nunca assei desde o começo da cocção no forno. Vou tentar.
Normalmente, pré cozinho em panela de pressão (retiro ainda firmes), corto ao meio , colocom em forma untada com azeite, espalho ervas frescas, açúcar mascavo, sal marinho, balsâmico e mais azeite. Asso até formar uma crostinha.
Você serviu com filé envolto em Parma?
bjo.

Daniel disse...

Não, é bacon :)

Tito Prates e Gastronomia Santa Theodora disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tito Prates e Gastronomia Santa Theodora disse...

Oi, removi pq meu teclado tá doido e comeu uma parte de uma frase...

Gostei muito do seu blog, principalmente do vienense com limão siciliano.

Te encontrei no tópico da araruta!

Anônimo disse...

Eu também comecei a gostar de beterrabas há pouco tempo ( e com influência da minha esposa). Agora, os pinolis dão sempre um quê a mais em toda receita! E só pra relembrar, você conseguiu as mudas de capuzin ?

Silvia - BH disse...

Dani, que delicia!

Colhi as beterrabas e sem grande convicção escolhi para assar uma qeu rachou na terra, e usei o alho e tomilho. Fica doce e o sabor é melhor do que crua. Gostei e vou assar outras!

A propósito, ha um local onde as folhas da beterraba é que são apreciadas. Você sabe prepará-las?