quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

telhas de framboesa

tuiles aux framboise

Receita do livro "Le Saint Honoré - receitas originais" de Danusia Barbara e editora Senac. Tenho este livro já há algum tempo, mas nunca havia testado nenhuma das receitas por achar demasiado complicadas tanto no preparo quanto nos ingredientes, outro dia, folheando encontrei esta receita e me pareceu gostosa e fácil de preparar. Ficaram perfeitas pra acompanhar meu chá de cassis, ginseng e baunilha da Twinings.

telhas de framboesa

Tuiles aux framboise (telhas de framboesa)

50g de polpa de framboesa
50g de glucose
50g de açúcar
50g de farinha de trigo
50g de manteiga derretida fria

Para salpicar: sementes de erva-doce

Misturar todos os ingredientes e deixar descansar por 1 hora.
Com uma espátula, em cima de uma folha de papel-manteiga, espalhar a mistura em forma de disco de 5cm de diâmetro. Salpicar com erva-doce. Levar ao forno a 170° para assar.
Já assados e ainda quentes, colocar em cima de uma garrafa ou outro objeto cilíndrico para dar o formato de telhas.

Rende cerca de 40 unidades.

Nota do Daniel: É melhor untar a assadeira só com manteiga a usar papel-manteiga (gruda no papel) e cuidado na hora de assar, não fica com a borda dourada como as tuiles da receita de amêndoas.

Ah, e antes que eu me esqueça, quero agradecer a Patanisca e a Giovanna do Cozinha quente pelo prêmio "este blog não me sai da cabeça". Em breve vou ver se indico blogs que "não me saem da cabeça", tão difícil escolher, são tantos.

12 comentários:

Unknown disse...

Lindassss, que cor maravilhosa!

Daniel disse...

Linda a cor, não é? O mais legal é que é natural, só a cor das framboesas mesmo.

Anônimo disse...

Chiquérrimo!! Adoro o seu blog, suas receitas, suas louças. Que bom gosto!

Marizé disse...

Estou de "queixo caido" a olhar para essa maravilha!

Parabéns

Anônimo disse...

Que linda cor!Diferente e com cara de ser delioso.. bjs nanda vale

Romaine Carelli disse...

Adorei seu blog, muito maneiro mesmo.
Já linkei vc no meu.

Gourmandisebrasil disse...

Posso usar esta receita para dar aos meus alunos?
bjo,
Nina.

Anônimo disse...

Daniel, de onde vc tira tanta inspiracao?! Chique mesmo!!
Nossa, amei!!!! Acho a cor vibrante o highlight!!
bjssss

Anônimo disse...

Daniel, onde eu compro papel manteiga aqui em São Paulo??

Estou cheia de claras na geladeira esperando para virar suspiro, mas acho mesmo que preciso do papel manteiga para isso... Ou você tem alguma outra sugestão?

um beijo,

Pat

Anônimo disse...

Fiz as tuilles de framboesa! Facílimas e uma delícia! E a melhor forma de assá-las é no silpat.

Obrigada,
Ana Paula

Unknown disse...

Vou confessar que na hora que vi as "rodelas vermelhas" pensei: que raio de rodelas de BETERRABAS são essas?!?!? heheheh

Daniel disse...

Pat, papel manteiga eu costumo encontrar em qualquer supermercado, normalmente fica em rolos, perto dos rolos de filme plástico. Busquei no site do pão de açúcar e encontrei um da marca deles num rolo com 7,5m x 30cm por R$ 3,63. Dá pra assar muitos suspiros! hehehe.
Claro que como a Ana Paula aí em cima disse, silpat é muito melhor, mas infelizmente ainda não tenho. Mas de qualquer forma, pra essa receita de tuiles, só untando a forma de metal com manteiga (sem o papel) dá muito certo.