quinta-feira, 6 de novembro de 2008

sauce hollandaise para os aspargos

Aspargos ao molho hollandaise

A sauce hollandaise, ou molho holandês é acompanhamento clássico para aspargos, mas também vai muito bem com peixe. O preparo é simples, quem já fez maionese caseira certamente não irá errar.
O primeiro passo é clarificar a manteiga, derretendo lentamente um tablete numa panela pequena e de fundo pesado, em chama bem baixa. Retira-se do fogo e se retira toda a espuma que se forma à superfície, depois, com uma colher se transfere toda a manteiga cuidadosamente para uma vasilha, com cuidado para deixar os sedimentos que se depositam no fundo da panela. Clarificando a manteiga ela não torna a endurecer, e pode se conservar mesmo fora da geladeira por bastante tempo.
Para o molho faça assim:

sauce hollandaise

Sauce hollandaise (Molho holandês)

3 gemas de ovos
3 colheres de sopa de água quente
175g de manteiga clarificada sem sal
sumo de 1/2 limão-siciliano
sal e pimenta-branca a gosto

Numa panela pequena e de fundo pesado, utilizando um batedor de arame, bata as 3 gemas de ovos e a água por durante 3 minutos, em chama muito baixa, até que se transforme em uma mistura espumante.
Junte 175g de manteiga clarificada morna aos poucos, batendo sempre a cada adição. Aos poucos vá colocando e batendo ao mesmo tempo o sumo de limão. Tempere com pimenta-branca moída e sal a gosto. Rende cerca de 250 ml de molho.


Os aspargos eu descasquei cuidadosamente a pele mais grossa e os cozinhei no vapor.
Uma curiosidade:

Pinça individual para aspargos

A pinça individual para aspargos apareceu no começo do século XIX, a etiqueta da época mandava não se cortar os aspargos com garfo e faca. A minha, de prata inglesa, foi fabricada na cidade de Birmingham no ano de 1897.

como manda a etiqueta vitoriana

Se você assim como eu também adora aspargos, dê uma olhada neste site, em francês, lá encontrará dicas valiosas, como por exemplo a "mayonnaise au fruit de la passion pour l’asperge à la brésilienne" (maionese ao maracujá, para aspargos à brasileira), que me deixou curiosíssimo, embora "à la brésilienne", me pareceu uma idéia bastante diferente, mas que me agrada e que provavelmente farei um dia.

8 comentários:

Anônimo disse...

adorei o prato esta lindo e tenho certeza que o sabor tb.parabens Daniel vc esta a cada dia melhor e isso me dixa feliz em saber que existam pessoas com interesse de manter a boa comida ,a arte da gastronomia é isso.

Daniel Narkunas
qualgastronomia@gmail.com

Adri disse...

Sim, eu achei essa receita bem simples e parece mesmo boa pra peixe! Testarei qlqr dia...

Ah, que luxo sua pinça! Ela ficou super bonita assim limpinha e polida! Chic no último!

Beijos

Anônimo disse...

o aspargo e a pinça são lindos, mas prefiro a mão que segura ambos ! que linda mão, parece a do DAVI de Michelangelo ! Aff ! esse menino é muito lindo !!

beijos

Fer Guimaraes Rosa disse...

que bom que voltou a blogar, Daniel! :-)

vivianne pontes disse...

Vamos combinar que pinça de aspargos é o cúmulo da frescura? Mas tem coisa mais deliciosa que a frescura?

Anônimo disse...

o cúmulo da frescura seria o Dani usar esta pinça para segurar o "p****" na hora de fazer xixi !

;)

.

Daniel disse...

Chantal malcriada! Já pro cantinho! hahahaha

Anônimo disse...

deve ser a única anciã a postar neste blog cheio de frescor e de frescuras ....mas sou talvez a mais teen de cabeça ...tenho que me conter ! Fez bem Dani me mandar pro cantinho ...eu ja fui expulsa de 2 comunidades do orkut pq aprontei la e ja fui perseguida por fakes vingativos. Meus 3 filhos me baniram do orkut deles e não querem mais me add de novo !

;)

PS : DANi, você conhece muitas avos que ja foram expulsas de comunidades ???