terça-feira, 23 de dezembro de 2008

boas festas

Olá pessoas, ando sumido porque praticamente tive que fugir aqui para uma das casas da praia, para conseguir ter um pouco de paz agora nas festas de fim de ano. Aqui não tenho internet mas dei um jeito de entrar aqui pelo meu smartphone (adoro estas maravilhas tecnológicas). Este ano não foi um bom ano para mim, perdi meu avô no começo do ano, houve o sequestro da minha mãe agora no final do ano... Espero que o ano que vem seja bem melhor pra mim, para minha família e para todos vocês que estão lendo isto.
P.S. Sobre a ceia de natal acreditam que ainda não pensei em nada? Será um natal mais pobre que o do ano passado, sem talheres de prata, sem toalha adamascada mas com toda a minha pequena família reunida e isto é o que mais me importa.

sábado, 13 de dezembro de 2008

gelatina de lichia

lichias

Lichia é uma frutinha considerada exótica, tem sabor bem delicado e a textura lembra um pouco a da jaboticaba. A conheci quando eu era pequeno, na época era ainda mais exótica e cara, hoje em dia é até relativamente comum. Sempre a consumi in natura, mas desta vez tentei inovar, gelatina de lichia, por que não?
Descasquei e descarocei cerca de 40 lichias, as bati no liquidificador com um pouco de água, coei, adocei um pouco e juntei a gelatina sem sabor, previamente hidratada e dissolvida em banho-maria. Coloquei em 4 forminhas untadas com uma quantidade ínfima de óleo de girassol e levei à geladeira por cerca de 6 horas. Para desenformar, mergulhei a parte externa das forminhas rapidamente, em água quente, soltei a gelatina e virei sobre um prato de sobremesa.

gelatina de lichia

E foi assim que ela ficou, a servi com uma lichia metade descascada. O resultado foi ótimo, sabor tão idêntico ao da fruta fresca que parecia estar comendo uma lichia gigante, sem caroço!

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

ninhos de merengue

ninho de merengue

Usei esta mesma receita aqui, desta vez usei chantilly, morangos e mirtilos no recheio, e uma colher de coulis de morangos no prato.
Posso dizer novamente, merengues são dos meus doces favoritos!

making of

ninhos de merengue

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

uvas açucaradas

contando

Selecione uvas verdes, escuras ou rosadas, ou então um misto de todas. Corte em pequenos cachos. As uvas sem grainhas, como estas da variedade Thompson são as mais indicadas, pode também usar o mesmo método para açucarar groselhas frescas.
Bata uma clara de ovo levemente, até que comece a fazer espuma. Com um pincel fino, pincele delicadamente cada uma das uvas, é importante observar se todas as uvas foram cobertas com a clara.
Coloque os cachos de uva sobre uma folha de papel vegetal e polvilhe usando uma peneira fina, até que todas as uvas sejam cobertas por açúcar. Retire o excesso de açúcar balançando os cachinhos suavemente, e deixe as uvas secarem.
Não ficam parecendo uvas nevadas? Pode usá-las como decoração de inúmeros doces e sobremesas, principalmente agora nas festas de fim de ano.

uvas glaceadas

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

tesoura de uvas

tesoura de uvas

Nas festas de final de ano, a uva sempre se faz presente, seja no vinho, fresca em fruteiras sobre a mesa ou em forma de passas, em panetones et cetera.
A tesoura de prata para uvas é o triunfo da elegância, existe melhor forma de honrar as uvas que cortando-as com uma tesoura de prata maciça? Hehehehe.

tesoura de uvas