quarta-feira, 26 de maio de 2010

Arjamolho, o gaspacho algarvio

arjamolho

Esta versão portuguesa do gaspacho andaluz, no Algarve é chamado de arjamolho, exeto na região de fronteira, onde o chamam "gaspacho". É uma sopa fria, ótima para dias quentes, como a panzanella italiana ou a pappa al pomodoro, também usa pão velho na receita. Namoro a receita já há algum tempo, minha amiga portuguesa Jane Alves me incentivou a fazer, e Patrícia, que é do Algarve me deu algumas dicas sobre que pão usar. Usei um pão chamado "pão português" de uma padaria aqui perto de casa, a Dona Deola. Não sei se é realmente como o pão algarvio, mas ficou muito bom. Agora eis a receita, que foi adaptada da receita do livro cozinha tradicional portuguesa, livro que eu adoro!


arjamolho

Arjamolho

3 dentes de alho pequenos
sal grosso
3 tomates grandes e bem maduros
1 pimentão verde pequeno
400g de pão tipo português, duro
vinagre
4 colheres de sopa de azeite
orégano

No almofariz, macere o alho com um pouco de sal grosso, junte um tomate e o macere também (preferi passar o tomate pelo passe-vite). Coloque esse molho numa travessa funda, junte um pouco de água bem fria, um pouco de miolo de pão esfarelado, orégano esmagado entre as mãos, azeite e vinagre, de forma que fique bastante ácido. Pique o restante dos tomates, tirando a pele e as sementes, corte o pimentão em tiras bem finas, e parta o pão em pedaços pequenos. Junte tudo na travessa, ou sirva em separado do caldo. Pode servir com sardinhas assadas.

raspando o prato

Nota do Daniel: O meu pequeno prazer fica por conta de limpar o prato com um pedaço de pão, hehehe ;)

7 comentários:

Luciana Betenson disse...

Daniel, incrível... um blog tão legal, só conheci agora :-)
Adorei o arjamolho!

Posso aproveitar da sua boa vontade? Estou há dois meses procurando uma receita de um doce português, o Manjar das Chagas, que comi em Portugal. Será que no seu livro tem? O Google não me responde rsrsrs...

O doce é uma delícia, e é feito com amêndoas e carne de coelho (juro). Se você achar a receita, te agradeço!

Abraços,

Carol disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Regina disse...

Oi Daniel, adorei essa receita.
Vc não tem umas receitinhas de sopas quentes para esse inverno?
Obrigada,
Abs.

Anônimo disse...

LINDO BLOG
queremos ver seu rosto1

Chantal Jeanne disse...

Danu
fazia tempo que eu não entrava no teu blog. É uma pena porque ele continua DELICIOSO como sempre. Tudo é belo nele, as fotos tuas são obras de arte. Andei viajando muito e fiquei ocupada com o meu blog. Mas vou voltar sempre por aqui.

Beijos gandes

jp disse...

ce gaspacho est excellent
il est tout a fait actuel
avec ses poivrons et tomates
jamais je n'avais eu l'idée de le servir dans ce remarquable service de la Compagniie des Indes
le Chine à fleurs de lotus
quelle merveille

Daniel disse...

Merci. Ce service est joli, mais ce n'est pas Compagniie des Indes, seulement l'inspiration du décor. C'est porcelaine portugaise, Vista Alegre.