quinta-feira, 28 de outubro de 2010

biscoitos de lavanda, e massa sablée

biscoitos de lavanda e tisana de melissa

O açúcar com lavanda, usei nestes biscoitos, deu um sabor leve e perfumado. Mas esta mesma massa, a "pâte sablée" (massa areiada, por ter textura que lembra areia), pode ser aromatizada de outras formas, misturando as raspas de um limão-siciliano por exemplo, ou as raspas de uma laranja-bahia, sementes de erva-doce, flores secas de lavanda para quem não tem paciência de macerar tudo, as sementes de uma fava de baunilha ou ainda um sachet de açúcar baunilhado... Enfim, pode aromatizar como você bem entender. Respeite a receita, seguindo o tempo de descanso e também lembre-se de trabalhar a massa o mínimo possível.


massa sablé I

Para a pâte sablée

125g de manteiga cortada em cubinhos
250g de farinha
125g de açúcar (aromatizado à vossa preferência)
1 ovo

massa sablé II

Peneire a farinha e junte a manteiga, com a ponta dos dedos, misture tudo até que fique homogêneo e sem pedaços de manteiga, parecendo areia úmida.

massa sablé III

Faça uma cova no centro e junte o açúcar e o ovo. De preferência sobre uma pedra de mármore, trabalhe a massa para que fique homogênea, mexendo nela o mínimo possível. Pode polvilhar um pouco de farinha na superfície de trabalho, para que não grude.

massa sablé IV

Forme uma bola com a massa e então embrulhe em filme plástico, levando à geladeira por pelo menos 1 hora.

massa sablé V

Para os biscoitos

papel e tesoura

Corte dois quadrados de papel vegetal e estenda um sobre a pedra de mármore, coloque a massa já descansada por sobre ele e cubra com o outro quadrado de papel.

abrindo massa

A massa deve ser aberta assim, entre as folhas de papel, com a ajuda de um rolo de massa. Abra até que fique com cerca de meio centímetro de espessura. Então leve à geladeira por 20 minutos, já aberta e ainda com o papel.

cortando

Feito isso, retire o papel e usando cortadores de biscoitos, corte no formato que desejar. Asse em forno pré-aquecido a 180°C., sobre tabuleiro forrado com papel vegetal, por cerca de 20 minutos.

biscoitos de lavanda

Não ficaram bonitinhos? E garanto que ficam com uma textura incrível! ;)

10 comentários:

De cozinha em cozinha disse...

Ficaram bonitinhos sim. Vou ter que os repetir na minha cozinha.
Abraços

César Ferro disse...

Adorei ..vc faz delivery sedex ? queria encomendar =/ rss

Cantinho da Jana!!! disse...

Bem diferente...ja tinha visto o posto anterior e fiquei imaginando como usar...taí um belo resultado...

bjim
Jana
http://janainamechi.blogspot.com

Simony disse...

Que delicadeza Dani! Voce sempre caprichado do comeco ao fim.
Beijao meu lindo!

Daniel disse...

Simony, reconheceu o cortador de biscoito? Hehehe, é um daqueles que você me deu no meu aniversário ano retrasado, lembra?;)

sheila brito disse...

Olá, Daniel,
tudo bem?
estou sempre por aqui acompanhando suas postagens e já repeti aqui algumas receitas do seu blog. Acho tudo tão caprichado, bem apresentado e bem explicado. Enfim, gosto muito.
Tem uma receita de um bolo que você publicou em 8 de junho de 2007 que já repeti 3 vezes do tanto que gostei! mas sempre que faço esse bolo, fico com uma dúvida: a minha massa fica tao pesada que para espalha-la na forma tenho que usar uma espátula. é assim mesmo?
se puder me responder, agradeço.
no mais, parabéns pelo blog!
obrigada e um abraço,

sheila

sheila brito disse...

ai, Daniel, outra coisa: qual o tamanho da forma que vc usou? o meu bolo nunca fica alto assim...
de novo, obrigada!

Daniel disse...

Olá Sheila, como vai? É do bolo de limão siciliano que você fala, não? A massa é sim realmente espessa, parece massa de pound cake. Eu costumo usar fôrmas pequenas, às vezes faço só metade das receitas, moro sozinho. Se for fazer em fôrma pequena, lembre-se de deixar algum espaço livre na fôrma, porque o bolo sempre cresce. Bolo que vaza da fôrma quase sempre fica ruim ;)

Adri disse...

vc acha q dá pra usar a batedeira para não ter q usar as mãos? minha mão é super quente...

Anônimo disse...

Fiz sua receita, vou deixar algumas dicas p/ quem não tem mta experiência assim como eu - rss:
- Qdo abrir a massa, não deixem muito fina, pois o biscoito não cresce... Percebi que os mais finos não ficaram tão bons qto o mais grossinhos...
- É melhor cortar todos e assar td de uma vez se possível, mas se não der, cuide mto bem do forno, pois ele vai esquentando e na terceira fornada, precisei deixar somente uns 5 minutos... Infelizmente eu queimei os mais finos... ai, ai...
Mas não vou desistir! Separei os melhores e vou degustar durante a semana, com muito equilíbrio, pois isso deve engordar que é uma beleza! Bj! Kelly - RJ