sábado, 23 de outubro de 2010

molho branco

massa ao molho branco

Às vezes fico em dúvida sobre a minha preferência, molho branco ou vermelho?Adoro os dois! Outro dia estava conversando com a minha vizinha sobre molho branco (ou bechamel), ela me disse que faz com amido de milho, eu disse que fazia de forma diferente, ela me perguntou se eu usava creme de leite, e eu disse que não e expliquei rapidamente como eu fazia.
Não é difícil, deve se começar pela manteiga e a farinha, a proporção (peso) deve ser sempre a mesma para ambas. Para uma pequena quantidade, usei 50g de manteiga e 50g de farinha de trigo.
Numa panela ao fogo, derreta a manteiga, junte a farinha e mexa bem para que a farinha cozinhe bem, mas sem escurecer, esta base se chama "roux", como o gato da Fezoca, e serve para engrossar não só o molho branco como também outros molhos e sopas.

roux

Feito o roux, aos poucos junte o leite, em temperatura ambiente, mexendo sempre, de preferência com um batedor de arame (fouet), para que não empelote. Usei cerca de 600ml de leite para 50g de manteiga e 50g de farinha.

noz-moscada

Para temperar, um pouco de sal, um pouco de pimenta-do-reino e um pouco da fundamental noz-moscada, que deve ser ralada na hora. Agora é só servir com a sua massa favorita ;)

bechamel

Ah, mais outra dica, outra coisa que gosto de fazer, no final do preparo, antes ainda de juntar o sal, colocar um pedaço de queijo azul: gorgonzola, roquefort ou outro, então temperar com a pimenta e a noz-moscada e sal se necessário, tomando cuidado pois o queijo já tem bastante sal. Assim fazemos um molho de queijo azul :)

5 comentários:

Maria Helena disse...

Oi Daniel, muito prazer. Moro em Vinhedo, gostei de ver, ler e sentir seus posts. Moro em Vinhedo, acho que deve conhecer. Paz , Luz e Amizade!

Sil disse...

Agora sim, estou gostando de ver!! Voltou a postar, e com freqüência!!
Bjs;)

Cantinho da Jana!!! disse...

Eu adoro molho branco...sempre bem vindo ne???

bjim
Jana
http://janainamechi.blogspot.com/

Adri disse...

é exatamente assim que eu faço e assim que eu ensinei para minha mae... as vezes, uso a gordura do bacon no lugar da manteiga e fica bem gostoso.

wair de paula disse...

otima ideia a de colocar um queijo mais forte, vou adotar. abs!