terça-feira, 23 de março de 2010

bolo de manteiga

Minha amiga Adriana Oliveira de Minas Gerais, me mandou no natal do ano passado um livro, só com receitas de bolos. Eu que adoro bolos adorei o presente, ainda mais pela dedicatória que ela escreveu na contra-capa (ela disse que eu sou doce!).
A primeira receita do livro que fiz, foi um bolo de manteiga, mudei uma coisinha ou outra, mas ficou delicioso, principalmente pelo creme de manteiga, que achei que poderia ficar pesado e gorduroso, mas estava enganado, fica bastante leve.

bolo de manteiga

Bolo de manteiga

125g de manteiga em temperatura ambiente
3/4 de xícara de açúcar
2 ovos
1 colher de chá de essência de baunilha
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó
1/2 xícara de leite

para o creme de manteiga:

60g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
1/3 de xícara de açúcar de confeiteiro
1 colher de chá de essência de baunilha

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte e enfarinhe uma fôrma redonda com buraco no meio.
Numa batedeira, bata a manteiga e o açúcar, até que fique cremoso e claro. Sem parar de bater, junte os ovos, um a um, depois a essência de baunilha. Desligue a batedeira e com uma espátula, junte a farinha previamente peneirada e o leite, misturando delicadamente, sem bater.
Coloque a massa na fôrma e alise a superfície. Leve ao forno por 45 minutos ou até que ao enfiar um palito, este saia limpo. Deixe esfriar por cerca de 10 minutos, então desenforme e coloque sobre uma grelha para que esfrie totalmente.

Para o creme de manteiga:

Com a batedeira, bata a manteiga e o açúcar de confeiteiro até que fique leve e cremoso, junte a essência de baunilha e bata por mais 2 ou 3 minutos. Cubra o bolo já frio com o creme de manteiga e decore com lascas de amêndoas, nozes picadas ou dragées

terça-feira, 16 de março de 2010

meu sanduíche de presunto favorito

sanduíche fechado

Se lembram do post sobre meu sanduíche favorito? Meu sanduíche favorito continua sendo, pão com maionese e tomate, ou alguma variante disso, por vezes queijo, às vezes umas folhas de manjericão fresco... Mas nada que fuja muito disso.
Hoje não estava com a menor vontade de cozinhar para o almoço, quem mora sozinho sabe o quanto dá preguiça cozinhar só pra um. Fiz outro dos meus sanduíches favoritos, pão francês com presunto (presunto comum, cozido), cornichons (pequenos pepinos em conserva) cortados em lâminas e um pouco de mostarda de Dijon. Tão simples, mas acho uma combinação tão perfeita, a mostarda me enche a boca d'água.

sanduíche aberto

pão francês

Ah, não é uma graça meu cestinho para pães? Minha amiga Chantal me trouxe da Provença.
Agora torno a perguntar: Qual o sanduíche favorito de vocês?

sexta-feira, 12 de março de 2010

macarrão de milho

parafusos de milho

Olhem que legal, uma massa feita com milho, a aparência é como a de uma massa comum, mas diferente das massas comuns, de trigo, não contém glúten (bom para quem é celíaco), o sabor é bem diferente das massas de trigo, tem mesmo um sabor de milho. Eu não sou celíaco mas gostei bastante pelo sabor, recomendo não só pra quem tem intolerância ao glúten. A empresa que produz se chama Delizia, é do Paraná, eu encontrei aqui em São Paulo na loja Mundo Verde, mas penso que pelo site da empresa devem informar onde encontrar em outros lugares.
P.S. Fica uma delícia com legumes refogados em azeite. ;)

terça-feira, 9 de março de 2010

oeufs pour la fenetre!

ovos

Não não! Nada de brincar de Narcisa, jogandos ovos pela janela.
Outro dia uma leitora comentou aqui, que testou a receita do clafoutis, que seu marido gostou bastante, mas que ela não, pelo gosto proeminente de ovos.
É fato, algumas pessoas não toleram o sabor dos ovos, o que acho estranhíssimo, porque eu adoro ovos de todas as formas, fritos, cozidos, em gemadas, na omelete, pochê, suflês, merengues et cetera...
Mas existe uma forma de amenizar isso, para aqueles que implicam com o sabor dos ovos, peneire as gemas e retirando a membrana que as envolve, aquele sabor mais forte do ovo é bastante reduzido.
Outra boa dica para os ovos, é sempre comprá-los o mais frescos possível, e como testar isso? O velho teste do ovo, um ovo realmente fresco afunda totalmente quando mergulhado na água, um ovo não fresco tende a não afundar totalmente, e se está podre, boia sobre a água!
São dicas bobas mas que acreditem, podem fazer a diferença no preparo de uma receita.
Ah sim, já ia me esquecendo, a descrição de quem vos escreve, aí ao lado, tornou a mudar, 24 anos. Foi no dia 19 de Fevereiro, mas sintam-se livres para me parabenizar aqui, se assim quiserem. ;)