quarta-feira, 16 de março de 2011

pêras escaldadas e creme inglês ao cardamomo

pêra escaldada e creme inglês ao cardamomo

E dei um destino às pêras, por pura falta de tempo, acabaram sendo simplesmente cozidas em calda de açúcar com uma fava de baunilha. As pêras ercolini não são o melhor exemplo de pêras saborosas, não sei se as que eu comprei ou se todas desta variedade são assim mesmo, para não ficar demasiado sem graça, fiz este incrível creme inglês (ou custard) aromatizado com cardamomo, ficou realmente incrível e pretendo usá-lo em outros preparos.

Para as pêras você vai precisar de:

Pêras escaldadadas em calda de açúcar e baunilha

8 pêras ercolini ou cerca de 4 pêras willians ou outra pêra boa de cozer
250g de açúcar cristal
1,5l de água
1 fava de baunilha

Junte o açúcar à água numa panela ou tacho grande e mexa sobre o fogo baixo, até que o açúcar tenha se dissolvido. Junte a baunilha e leve a ferver.
Descasque as pêras, deixando os cabinhos. Junte à calda e cozinhe por cerca de 10 minutos, ou até que fiquem macias. Retire as pêras, deixe que esfriem e se quiser, retire os caroços com a ajuda de uma colher boleadora.

Creme inglês ao cardamomo

gema de 3 ovos
375ml de leite integral
2 colheres de sopa de açúcar
sementes de 6 vagens de cardamomo

Macere num almofariz o açúcar com as sementes de cardamomo. Bata as gemas de ovos com o açúcar, usando um batedor de arame. Deve bater o bastante para que a mistura caia em forma de fita, que mantém o formato por alguns segundos.
Numa panela de fundo grosso, aqueça o leite até quase iniciar o ponto de fervura. Pequenas bolhas irão se formar à volta. Mexa se começar a formar uma película. Junte a mistura da gema e o açúcar e mexa com um batedor de arame até misturar muito bem. Deve cozinhar em fogo muito baixo, sem parar de mexer, até que engrosse. Para testar se está no ponto, mergulhe as costas de uma colher de pau no creme e passe o dedo, se o traço do dedo se mantém no lugar, já está no ponto.
Uma dica para quem não tem uma chama muito baixa é sobrepor as grades do fogão sob a panela, mantendo a panela um pouco mais afastada da chama. Pode também fazer em banho maria, embora não seja o ideal.

Nenhum comentário: